A vocação do Apóstolo Paulo
No vídeo de hoje nós vamos estudar a vocação do Apóstolo Paulo.
E como ele foi vocacionado por Decreto do próprio Jesus no caminho de Damasco.
Seja bem vindo a mais um vídeo publicado em nosso canal do Youtube. Meu nome é Moisés Santos e você está no Blog compartilhando a bíblia.
Se você é novo por aqui, se inscreva em nosso canal e ative o sininho para receber todas as notificações sempre que eu publicar um novo vídeo.
Vamos para nosso vídeo…
No vídeo anterior. Nós estudamos sobre a conversão de Saulo de Tarso. Se você não viu o vídeo, basta procurar em nossa playlist.
Após seu encontro com Jesus no Caminho de Damasco, Saulo se rendeu aos pés do nosso salvador.
Depois de convertido (At 9), Paulo permaneceu alguns dias em Damasco pregando nas sinagogas, em seguida viajou para a Arábia, mas regressou rapidamente para Damasco.
Gálatas 1:17: nem subi a Jerusalém, aos que eram apóstolos antes de mim, mas parti para Arábia, e voltei de novo a Damasco.
Entre Damasco e Arábia foram 3 anos de muito aprendizado acerca do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.
Em Gálatas capitulo 1 versículos 11, 12 O Apóstolo Paulo Relata de onde vinha a ousadia do seu evangelho.
11- Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
12- Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
Alguns Estudiosos acreditam que foi justamente nesse período de 3 anos entre Damasco e Arábia que Jesus lhe apareceu novamente e lhe deu essas revelações.
Logo após
O que é vocação?
O que é vocação? Vocação é uma palavra que vem do termo em latim vocare, que significa convocar, chamar, escolher.
Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa realizar uma determinada obra.
O chamado de Paulo por Decreto de Deus.
Ordem, decisão ou determinação legal, emitida por uma autoridade superior
Paulo foi chamado por decreto; decreto de Deus. Paulo está dizendo que aquele que teve poder e autoridade para ordenar a ressurreição de Cristo sobre a morte, o chamou, contrariando a vontade dos homens que exigiam (At 1:21 -24):
(1) Convívio com eles em todo o tempo em que jesus entrou e saiu dentre eles;
(2) ter começado desde o batismo de João;
(3) ter estado na hora da ascensão;
(4) ter sido testemunha ocular da sua ressurreição e ascensão.
Paulo não se encaixava nesse pacote de exigências. Jesus o levou ao Céu, arrebatado; lá ele conviveu com o Cristo glorificado, aprendeu dele diretamente, não somente a doutrina em si, mas a prática da ética da Igreja do Novo Testamento, mais que qualquer um de seus apóstolos.
Esta experiência servia?
Este chamado não poderia ser da parte dos homens, e nem por meio deles
Gálatas 1:11: Porque vos faço saber, irmãos meus, que o Evangelho que por mim foi pregado não é segundo a doutrina dos homens;
(1 co 15)
Depois de convertido (At 9), Paulo permaneceu alguns dias em Damasco, viajou para a Arábia, mas regressou rapidamente para Damasco. Ali permaneceu três anos. Devemos ver o progresso de Saulo, de sua salvação, pois permaneceu em Damasco, mesmo querendo voltar para Jerusalém.
A doutrina dos homens é exclusivista, segue pensamentos do homem, é dada por homem, se aprende com homens e jamais aceita a revelação de jesus Cristo
Gálatas 1:17: nem subi a Jerusalém, aos que eram apóstolos antes de mim, mas parti para Arábia, e voltei de novo a Damasco.
Depois desse trabalho narrado por Lucas (At 9:19-22), com muita perseguição levantada pelos próprios ex-colegas do judaísmo (At9:23), pois queriam anulá-lo para que não lhes desse trabalho (At 9:24); isto aconteceu no espaço de três anos de trabalho em Damasco; ao terminar esse tempo, Paulo saiu fugido de Damasco num cesto (At 9:23-25).
Ele foi dali para Jerusalém, e, pelo que lemos, foi um “querer” com grande ajuda da perseguição (At 9:26)
Gálatas 1:18: Então, depois de três anos, quis subir a Jerusalém para avistar-me com Pedro, com quem estive quinze dias;
(At 9:22,23,26,27)
Saulo não significava muito para eles, tanto que não apareceram. Tiago apareceu para ver quem era ele. Continuava curioso, embora muito mais maduro e imparcial
Gálatas 1:19: e não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, o irmão de nosso Senhor. (Mti3:55j
No decorrer dos dias após a sua chegada a jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse um verdadeiro discípulo (At 9:26). Mas Deus levantou a Barnabé para ajudá-lo.
Foi então que Pedro o recebeu por quinze dias, com a intermediação de Barnabé.
Naqueles dias, Barnabé contou o seu testemunho e também deu testemunho de seu trabalho em Damasco.
E entrava e saía com os apóstolos. Falou aos gregos que viviam ali, embora os gregos quisessem matá-lo (At 9:29).
Os irmãos preferiram aconselhá-lo a ir a Cesaréia e de lá o enviaram a Tarso, onde ficou por muitos anos depois de Gálatas 2. 14 Anos.
O batismo de Paulo no Espírito Santo e nas Águas.
A vocação é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além da capacidade humana, mas concretizada graças à capacidade que ele em nós efetiva.
Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito.
SE GOSTOU DEIXE UM COMENTÁRIO LOBO ABAIXO.
DEUS ABENÇOE SUA VIDA!